Se você trabalha na área da tecnologia, com certeza já ouviu falar no Srcum. Esse termo, geralmente acompanhado de Ágil ou Agile, é uma metodologia de organização de trabalho que está por traz das grandes inovações tecnológicas dos últimos anos.
Antes de falarmos das vantagens do Scrum no desenvolvimento de um projeto, precisamos fazer a diferenciação de Scrum para o Ágil. Por mais que eles pareçam ser a mesma coisa, ambos são bastante diferentes. Vamos lá!
O que é Ágil e Scrum?
A melhor analogia que encontramos para diferenciar os dois é a comparação com uma receita para uma dieta. Uma dieta vegetariana é um conjunto de métodos e práticas baseadas em princípios e valores. Uma receita de taco de grão de bico seria uma “estrutura metodológica”, um conjunto de instruções que você pode usar para implementar sua dieta vegetariana.
Por isso, podemos entender:
Ágil se refere a um conjunto de “métodos e práticas baseadas nos valores e princípio expressos no Manifesto Ágil (Agile Manifest)”, o que inclui coisas como colaboração, auto-organização, e equipes interdisciplinares.
Scrum é uma estrutura metodológica que é usada para implementar o desenvolvimento Ágil.
Dessa forma, podemos entender que Ágil é uma dieta e o Scrum é a receita do alimento para essa dieta.
Resumindo bem, o Scrum funciona assim:
- O Scrum começa com um Dono de Produto. Esta é a pessoa que representa o melhor interesse do usuário final, e tem autoridade para dizer o que vai fazer parte do produto final ou não.
- Esse Dono do Produto é encarregado de fazer o chamado Backlog: uma lista de tarefas e das exigências e necessidades do produto final. Aqui está uma parte importante: O Backlog deve ter uma ordem de prioridade. Esse é o trabalho do Dono do Produto.
- Em seguida vem o “Sprint”. Um Sprint é um período de tempo pré-determinado dentro do qual a equipe completa conjuntos de tarefas do Backlog. O período de tempo depende das necessidades da equipe, mas duas semanas é um tempo bastante comum.
- As equipes se reúnem todos os dias para fazer atualizações sobre o andamento do Scrum diário. Muitas pessoas também chamam essas atualizações de “Daily Stand-Ups” ou “Daily Scrum”.
- Cada Sprint termina com uma revisão, ou Retrospectiva (Retrospective), onde a equipe analisa seu trabalho e discute maneiras de melhorar o próximo Sprint.
Quais as vantagens do Scrum?
Os resultados observados com a metodologia do Scrum em várias empresas é um aumento de 200% de produtividade nas equipes. Além de trazer mais integração entre o time, o Scrum é uma forma dinâmica de desenvolver projetos.
O Scrum é o principal framework utilizado para desenvolvimento ágil de software. Ele é utilizado principalmente quando o projeto é complexo, no qual é muito difícil predeterminar totalmente o que irá acontecer até a entrega final. Por isso, ele se da como um framework ideal para desenvolvimentos complexos de software.
Nesse blog de hoje, demos só um gostinho do que é o Scrum e falamos um pouco nas nossas redes sociais sobre o Scrum Master. Se tiver dúvidas sobre essa metodologia, comente nas redes sociais da Marttech para trazermos mais desse tema