A Black Friday se tornou gigantesca nos últimos anos e em 2020, sua expansão digital foi além de todas as expectativas de crescimento. Por isso, é importante que você entenda todas as novidades, tecnologia e serviços que sua empresa precisa ter para ter uma excelente Black Friday.

Novos métodos de pagamentos e promoções

O seu site ou loja precisa estar atualizado com as novas formas de pagamento que surgiram nos últimos anos e que vem se popularizando a níveis nunca antes vistos na população brasileira. Dessa forma, é importante para o seu negócio estar otimizado para receber pagamentos por PIX, trabalhar com carteiras digitais e gerar promoções com Cashback.

Com o boom das fintechs, o brasileiro está cada vez mais digital com suas finanças e adeptos das novas tecnologias. Se sua empresa está só no cartão de crédito ainda, está perdendo oportunidades interessantes para o seu negócio.

As APIs são a tecnologia por trás de muitos e-commerces e marketplaces. Elas servem como uma interface para a troca de informações de maneira padronizada e rápida, e são responsáveis por habilitar uma série de vantagens decisivas para a competitividade no varejo físico e nas lojas virtuais.

Existem diversas maneiras de potencializar os negócios de varejo através de APIs. Hoje, as mais comuns são os marketplaces, que são habilitados através do recurso, que se encarrega de fazer uma conexão rápida e fácil entre as lojas virtuais e os diversos lojistas que disponibilizam os seus produtos, possibilitando controle de estoque e rotinas logísticas.

Cloud

Ficar com o site fora do ar durante a Black Friday pode significar perder os resultados de um ano inteiro. Uma alternativa é a possibilidade de alugar os servidores e hardwares, utilizando uma infraestrutura adequada em nuvem, como o Google Cloud. O serviço também permite dimensionar o maior volume de acessos durante a data e evitar uma queda inesperada das plataformas de venda online. Além do site, é importante pensar também nas tecnologias que apoiam as comunicações transacionais da marca e que prezam pelo relacionamento 1 para 1.

 

Segurança é indispensável

Na Black Friday, é importante conter os riscos para garantir o sucesso das suas vendas. Afinal, a credibilidade também faz parte da alma do negócio.

Lembrando que, ao vender online, a concorrência é muito acirrada e basta um erro para que seu cliente opte por outra loja do seu segmento.

A imagem do seu site é muito importante, e a segurança é vital para garantir a confiança dos consumidores. Por isso, não economize neste ponto.

 

Monitoramento de problemas

Muitos varejistas enfrentaram os chamados “problemas de performance”, que envolvem lentidão, instabilidade e/ou indisponibilidade nos e-commerces. Dos 104 principais e-commerces do país monitorados pela empresa em 2019, por exemplo, mais de 86% ficaram indisponíveis em algum momento durante a Black Friday e a Cyber Monday.

Outro problema identificado foi o impacto dos plugins – programas que servem para adicionar recursos extras aos e-commerces – na performance das lojas monitoradas. No ano passado, 84,6% dos sites analisados tiveram o tempo de carregamento impactado por conta de problemas com plugins.

A estimativa é que, no ano passado, a lentidão e a instabilidade nos e-commerces custaram ao varejo pelo menos R$ 132 milhões durante a Black Friday e a Cyber Monday. Embora essas perdas sejam mais chamativas durante a Black Friday, precisamos ter em mente que problemas de performance que ocasionam prejuízos financeiros também podem ocorrer nos demais períodos do ano

Por todas essas questões, o suporte para otimizar o uso da tecnologia e auxiliar nas estratégias no período da Black Friday também é fundamental. Ter parceiros e fornecedores certos pode ser decisivo para aproveitar ao máximo o engajamento dos consumidores.

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