Marttech

Você já ouviu falar de crimes cibernéticos?

Você já ouviu falar de crimes cibernéticos?

Você já ouviu falar de crimes cibernéticos?

Saber o que é o cibercrime, seus diferentes tipos e como se proteger dele o ajudará a se sentir mais à vontade na internet. Abordaremos o crime cibernético para que você saiba exatamente de quais ameaças você precisa se proteger para se manter seguro online.

Afinal, o que é cibercrime?

O cibercrime é uma atividade criminosa que visa ou explora computadores, redes de computadores ou dispositivos em rede. Apesar da sua maioria ser cometida por “criminosos online” ou hackers que querem ganhar dinheiro, ainda existem alguns crimes praticados por  indivíduos ou organizações que visam obter alguma informação ou dado para fins diversos, como de cunho pessoal ou político.

Alguns cibercriminosos são organizados, usam técnicas avançadas e são muito habilidosos em tecnologia, já outros são hackers iniciantes, mas que ainda conseguem praticar atividades de cunho criminosa através da internet.

Quais os tipos de crimes cibernéticos?

Aqui estão alguns exemplos específicos de diferentes tipos de crimes cibernéticos:

  • Fraude de e-mail e Internet.
  • Fraude de identidade, quando informações pessoais são roubadas e usadas.
  • Roubo de dados financeiros ou de pagamento com cartão de crédito.
  • Roubo e venda de dados da empresa.
  • Extorsão cibernética, dinheiro é necessário para impedir um ataque ameaçado.
  • Ataque de ransomware, um tipo de extorsão cibernética.
  • Cryptojacking, quando hackers exploram criptomoedas usando recursos que não possuem.
  • Espionagem cibernética, quando hackers acessam dados governamentais ou corporativos.

A lista é extensa e exaustiva, esses tipos de cibercrimes são explorados de inúmeras formas.

E como se proteger na internet? 

Mantenha seu software e sistema operacional atualizados.

Manter o software e o sistema operacional atualizados garante que você se beneficie das correções de segurança mais recentes para proteger seu computador. Use um software antivírus e mantenha-o atualizado. Usar um software antivírus ou uma solução abrangente de segurança da Internet, é uma maneira eficiente de proteger seu sistema contra possíveis vulnerabilidades. 

O software antivírus permite verificar, detectar e remover ameaças antes que elas se tornem um problema. O uso dessa proteção ajuda a manter seu computador e seus dados protegidos contra crimes cibernéticos, proporcionando mais tranquilidade. Se você usa software antivírus, lembre-se de mantê-lo atualizado para que possa sempre desfrutar do melhor nível de proteção.

Use senhas fortes.

Use senhas fortes que sejam difíceis de adivinhar e não as registre em nenhum lugar. Como alternativa, simplifique o processo usando um gerenciador de senhas confiável para gerar senhas fortes aleatoriamente.

Nunca abra anexos em e-mails de spam.

Uma maneira muito comum de os computadores serem infectados por ataques de malware e outras formas de cibercrime é por meio de anexos em e-mails de spam. Nunca abra anexos de remetentes que você não conhece.

Não clique em links de spam ou sites desconhecidos.

Outra maneira pela qual as pessoas acabam sendo vítimas de crimes cibernéticos é clicando em links ou sites desconhecidos em spam ou outras mensagens.

Não forneça suas informações pessoais a menos que tenha certeza.

Nunca forneça dados pessoais por telefone ou e-mail, a menos que tenha certeza de que são seguros. Certifique-se de estar falando com alguém que você acha que está com você.

Entre em contato diretamente com a empresa para confirmar pedidos suspeitos. 

Se receber uma ligação de uma empresa pedindo seus dados pessoas, desconfie. Instituições são constantemente atualizadas e já tem seus dados e em segurança.

Note a URL do site que você está visitando. 

Não confie em links que parecem ser estranhos, e que não tem certificação de segurança no seu navegador, geralmente os navegadores são atualizados e bloqueiam sites maliciosos.

Preste muita atenção ao seu extrato bancário.

Fique sempre de olhos nos seus extratos, compras ou transações que desconheça, pode ser um sinalizador para uma possível fraude. 

Agora que você já sabe o que é e como se proteger dos cibercrimes, pode garantir uma melhor utilização da internet e ficar mais tranquilo!

A Marttech AMA a tecnologia, mas é sempre bom lembrar que aqui não é terra de ninguém, e como qualquer lugar devemos seguir determinadas regras e nos proteger de todas as formas possíveis. 

Continue ligado em nosso blog para saber mais sobre o mundo tecnológico, novidades e também dicas cotidianas. 

Neste mês das mulheres, é importante destacar o crescente papel que elas têm em todas as áreas, inclusive na tecnológica. Desta forma, não poderíamos deixar de abordar esse assunto em forma de homenagem, trazendo um panorama sobre as mulheres na tecnologia com algumas dicas para aquelas que desejam ingressar nesse mercado.